As escolas em tempos de coronavírus (Covid-19): Educação Infantil um desafio.

No dia 23.03.2020 foi realizada uma videocoferência com a presença da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Undime São Paulo e o Conselho Estadual da Educação que teve a intenção de orientar quanto ao período de suspensão de aulas.

Entre as pautas tratadas esteve às atividades a distância desenvolvida nas diferentes etapas, foi destacado que as atividades para serem computadas no dia letivo deverão ser registradas, a forma deste registro está em aberto e deverá ficar a critério da instituição de ensino.

O Ensino Fundamental e Médio não terão grandes dificuldades com o Ensino a Distância, uma vez que, pela faixa etária os alunos já estão acostumados com a internet e às ferramentas on-line e ainda, a LDB já previa o ensino a distância seja para a complementação da aprendizagem no ensino fundamental como para organizar os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação processual e formativa no ensino médio.

A grande preocupação dos conferentes estava na educação infantil: Como promover atividades a distância para as crianças e a questão da alfabetização?

Conforme abordado à educação infantil está ligada as interações sociais, desta forma, é possível praticar brincadeiras, narração de histórias, construção de brinquedos com sucata, leitura de livros, entre outras atividades pedagógicas.

O auxílio da família neste momento é essencial, cabe à escola lembrar aos pais que se a criança ficar um período longo sem atividades pedagógicas seu desenvolvimento será prejudicado, portanto, ainda que seja difícil é necessária à criação de um roteiro de estudos para os alunos e esse papel é do professor e da escola.

Ressaltamos que o SIEEESP orienta as escolas quanto o adiantamento de férias no período de suspensão escolar a partir do dia 01/04/2020, entretanto, não é possível prever se o período será o suficiente para cobrir toda a suspensão.

Neste sentido, e como mencionado na videoconferência não é possível prever se será possível cumprir os 200 dias letivos, em conjunto as entidades responsáveis pela educação no Estado de São Paulo, já trabalham com a efetivação do cumprimento somente das 800 horas anuais e como elas poderão ser computadas.

De acordo com o conselheiro Hubbert Alquéres (2019) as aulas serão computadas com o que foi desenvolvido antes da suspensão em março, incluindo as atividades à distância  e com as atividades desenvolvidas com o retorno às aulas, podendo incluir no cálculo, por exemplo, um passeio com os alunos no sábado.

Diante do desafio imposto para a educação infantil a CONTDOC verificou algumas atividades que podem ser realizadas pelas crianças, tivemos o cuidado de selecionar atividades que desenvolvam o aprendizado. Disponibilizamos os links abaixo.

Mas lembre-se o ideal é o desenvolvimento de um roteiro de estudo.

Chamamos à atenção para as escolas infantis para manter contato com seus alunos, pois ainda que para esta etapa seja aberta a hipótese de uma quantidade menor de aulas do que as 800 previstas. É necessário que a escola tome providências para minimizar os prejuízos causados aos alunos com a suspensão das aulas presenciais. E existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas como Youtube, Whatsapp, as Redes Sociais, entre outras.

A troca de experiências entre professores e entre escolas é muito válida, dentro desta perspectiva vamos procurar participar buscando informações nas redes sociais. Não é fácil, mas acreditamos que o momento requer união e a educação é um bom motivo para isso.

Terminamos este post com uma frase disposta em um dos PDFs disponíveis pelas instituições responsáveis educacionais: “As tecnologias podem ser um importante aliado para que o projeto de aprendizagem se mantenha, mesmo a distância.Manter o vínculo, neste momento, é de extrema importância”.

Bom trabalho a todos!!!

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